sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Passadeiras para peões

Hoje venho falar das passadeiras para peões.

Há cada vez mais atropelamentos dentro das passadeiras, e é verdade que se tem feito alguns esforços para reduzir esse tipo de sinistralidade.

- Como fazer lombas antes, (que só arrebentam com os carros mesmo a passar por elas a 20km).

- Passadeiras elevadas, (que se passar por ela um carro baixo roça com o fundo).

- Tem-se tentado cada vez mais, de educar/sensibilizar os condutores, (e esquecido de educar os peões).

No entanto é fácil criticar, difícil é fazer bem, mas todos nós podemos contribuir não só com o nosso comportamento como condutores, como peões, mas também se nos surgir ideias de como melhor tentar divulga-las até chegar à Pessoa Certa para as concretizar.

Foi esse motivo que me levou a criar este tema: Chegar à Pessoa Certa.
A ideia que eu tive já a alguns anos e que gostava de ver feita, É: Iluminação das Passadeiras pela parte de cima, Ou seja colocar dois focos estrategicamente um de cada lado, a fim de iluminar bem o local da passadeira.
Pois de noite em muitos locais não se consegue ver nem as passadeiras nem os peões.

Dou-vos o exemplo de uma passadeira onde a minha filha (na altura com 4 anos) e eu ia-mos sendo atropelados, e não posso de maneira alguma culpar o condutor que até não vinha muito depressa pois teve tempo de parar (deviando-se um pouco para fora de mão) apesar de só nos ter visto em cima do acontecimento.

Falo da passadeira que existe em Alverca frente da paragem de autocarros ao pé de onde se faz a feira semanal (é só um exemplo entre outros), apesar de toda gente saber desta passadeira até mesmo pela paragem de autocarros. O certo é que é uma zona que no sentido Norte/Sul há sempre fila de carros , e quando anoitece quem vem no sentido contrário apesar de saberem da existência da passadeira, com as luzes dos carros parados na fila oposta deixa completamente de ver quem sai por entre os carros.
Por isso acho que não infalivel mas uma boa solução seria colocar Focos a Iluminar as Passadeiras.

No entanto deixo aqui um alerta a todos os condutores que à noite, quando notarem que há uma passadeiras reduzam a velocidade (ou até parando) mesmo que não vejam peões.

Alertas também aos peões (que tem muita culpa no cartório), Pois tenho presenciado muitos (principalmente jovens) que indo no passeio perpendicular á estrada mal chegam á passadeira nem param, voltam-se e começam a atravessá-la. Não só devem parar, para que o condutor se aperceba da travessia, como tentar analizar a velocidade dos carros que se aproximam, pois por vezes atravessa-se a passadeira ao ver um carro a 10m, e esquecemos que ele apesar de nos ver pode não conseguir parar.

Outras situações é atravessarem a estrada com pontes pedonais ao lado. (Depois acusa-se quem de poder de não fazerem pontes, mas quando as há, ninguém as usa)

Outra situação nas passadeiras que penso que devia ser alterada, é de se marcar passadeiras mesmo junto ás curvas em cruzamentos e em rotundas, os peões não "enjeitam " se atravessarem 20m ao lado, e os condutores tem mais tempo de os avistar. (lembremo-nos que em muitos carros há um ângulo na diagonal em que perdemos a visão de quem está de fora).

Vou terminar, não esperava me alongar tanto, Espero que A Pessoa Certa faça alguma coisa a respeito.

Sem comentários:

Enviar um comentário